Recomendações gerais
- Faça o menor ruído possível: deixe o seu celular no silencioso, fale baixinho, use fones de ouvido, não pegue o violão...
- Melhor não iniciar conversa com desconhecidos. Descarte totalmente a ideia se essa pessoa estiver lendo ou colocou os fones de ouvido. Se ainda assim você se puser a falar, leve em conta que os monossílabos como resposta costumam significar que não querem conversar com você e não sabem como te dizer isso.
- Se é você que não tem vontade de falar e a pessoa do lado começa a conversar, não seja mal-educado, mas deixe claro que está fazendo outras coisas.
- Não abra demais as pernas.
- Quando se levantar, não se apoie no assento da frente, a não ser que você tenha 185 anos. Você vai movimentá-lo e isso incomoda.
- Não há nenhum problema em levar bolachas ou chocolate para comer, desde que depois você limpe as migalhas. Se você carregar comida, leve em consideração que há opções melhores que os hambúrgueres, por exemplo, que só cheiram bem quando é você quem os come. Lembre-se que nos ônibus muita gente se enjoa. Que não seja por sua culpa.
- As crianças quase nunca dão problemas. Os pais, às vezes, sim. Se a criança estiver entretida e lhe dão um mínimo de atenção, não incomoda ninguém.
- Se você viaja sozinho e alguém lhe pede que troque de lugar para poder ir com um amigo ou com sua família, não seja chato e diga que sim. A não ser que você tenha um problema de mobilidade, claro.
- É fundamental viajar depois de tomar banho e passar desodorante.
- Não fique cortando as unhas.
- Também não fique descalço (exceto nos voos muito longos).