Quem me conhece, sabe que sempre fui contra a idéia de ir em um país que te obrigue a tirar o visto.
Mas chega uma hora que é realmente necessário. E como sei que muita gente também tenta tirar, vou dar alguns conselhos e passos a passos do que fazer.
- Primeiramente você tem que ter o passaporte. Incluindo se for o caso o passaporte anterior.
- No site do Consulado Norte-Americano em São Paulo você vai preencher os formulários DS160, mas o passo a passo será na próxima postagem.
- Feito isso, emitir imprimir a ficha de confirmação (precisa imprimir, pois será necessário levar no CASV e no Consulado).
- Deve-se fazer um cadastramento no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e adicionado as informações do solicitante para completar o registro. Ao chegar na parte referente ao pagamento, faça-se o pagamento.
- Imprima a folha de instruções de pagamento (em caso de pagamento em dinheiro, aguardar dois dias para atualização do sistema).
Valores das Taxas do Visto Americano (valores em dólares, consultado no dia 09/02/2017, sujeito a alteração).
$160 USD
(B) Visitante:Negócios, Turismo, Tratamento Médico
(C) Em trânsito pelos E.U.A.
(D) Membro de Tripulação
(F) Estudante Acadêmico
(M) Estudante Vocacional/Não Acadêmico
(I) Membros da Mídia ou Jornalistas
(J) Visitante de Intercâmbio
(TD/TN) Profissional NAFTA
(T) Vítima de Tráfico
(U) Vítima de Atividade Criminosa
$190 USD
(H) Trabalhador/Emprego Temporário ou Estagiários
(O) Pessoas com Habilidade Extraordinária
(P) Atletas, Artistas e Profissionais de entretenimento
(Q) Visitante de Intercâmbio Cultural Internacional
(R) Trabalhador Religioso
(L) Transferência na mesma empresa
$205 USD
(E1) Negociador por Tratado
(E2) Investidor por Tratado
(E3) Profissional Australiano Especializado
$265 USD
(K) Noivo(a) ou esposo(a) de um cidadão dos E.U.A.
- Após o pagamento no mesmo site, deve-se agendar um dia para levar a documentação no CASV, um dia para entrevista no Consulado (menores de 14 anos e maiores de 79 anos são isentos da entrevista) e um dia para retirada do passaporte novamente no CASV.
- Recomendo não ir de bolsa, mochila ou grandes volumes no CASV. Existe guarda-volume próximo em estacionamento (e claro pagos a parte). Celulares desligados e se você for de mochila ou bolsa, será revistado (você também será revistado e não só sua bolsa/mochila). Irão tirar suas impressões digitais e foto.
- A segunda parte será a entrevista no consulado e mesma recomendação de mochila/mala/volume que no CASV. Pelo menos em São Paulo tem estacionamentos, lanchonetes próximas que possuem um guarda-volume (recomendo pesquisar o preço). A segurança ali é reforçada, como se estivesse em um aeroporto e você será obrigado a colocar em uma bandeja todos os objetos metálicos que estiver portando antes de passar no detector de metais. Por isso não leve celular, pen-drive ou qualquer objeto eletrônico. E acima de tudo, jamais faça piada ou qualquer gracinha, siga as orientações dos funcionários e responda tudo na entrevista.
- Aprovando ou não, agendar uma segunda visita ao CASV, onde você poderá retirar o seu passaporte.
Se tudo aprovado, faça as malas e boa viagem.
P.S.: Se você tiver dúvidas quanto ao preenchimento do formulário DS160, segui as explicações de preenchimento do site NOW Vistos e posso dizer que as explicações do passo à passo de preenchimento foram perfeitas, mas não tive nenhum contato com a empresa, por isso não posso dizer sobre a eficiência do trabalho deles.