sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cotação, Câmbio, Dinheiro

Fim de ano, festas, viagens, comemorações.

Mas uma coisa que fez muita gente perder um pouco a cabeça neste fim de ano, foi a cotação do dólar. Para quem vive no Brasil (e na Rússia), a desvalorização da moeda é uma faca de dois gumes.


Para quem exporta, é muito bom, pois seu produto fica mais barato no exterior. Para os estrangeiros, fazendo turismo em seu país, é uma maravilha, já que podem trocar seus dólares por muito mais reais. 
Agora para pobres mortais que estavam planejando viagens (já aviso, raramente faço uma viagem em cima da hora... principalmente para o exterior), que pretendia comprar suas passagens e fazer as reservas com 9 meses de antecedência, a desvalorização é algo preocupante e se continuar assim em janeiro e fevereiro, farei grandes mudanças em meus planos de viagens. 
E porque a cotação do dólar é tão importante para quem gosta de viajar?
  • Gasolina de aviação é cara e cotada em dólar. Isso afeta passagens áreas;
  • Cartão de Crédito... tudo o que você comprar com cartão internacional/platinun/ou sei lá o nome que tiver e não for só nacional, é cotado em dólar. Mas não com o dólar do dia e sim com a cotação do dólar do dia de fechamento da fatura. Você pode ter uma surpresa desagradável;
  • Vistos, muitos são cotados em dólar, o que pode ser meio desagradável ter que pagar um pouco a mais (e ainda correndo o risco de ter o visto negado).
Então, para amantes de viagens como eu, estou torcendo para a situação melhorar, senão, já estou vendo o plano B (ou C) que seja economicamente mais viável ao meu bolso. E de olho nos notíciarios sobre economia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário