quinta-feira, 30 de maio de 2013

Micos e Curiosidades sobre outras culturas.


Quando fui para a Alemanha, fiquei um tempo em casa de família e aproveitei para aprender sobre a cultura alemã e ensinar sobre a cultura brasileira. E algo que vi que era comum não só a família que me hospedou, mas a outros estrangeiros, é de acharem que só norte-americano são americanos.
É o mesmo que achar que só inglês é europeu. Brasileiro também é americano. 

Ok, foi só curiosidade, mas também passei por um mico parecido quando fiz amizade com holandeses no hostel. Quando se apresentaram, falaram que eram de Nederland (ou Netherlands... era algo assim) e eu imediatamente paguei mico, falando:
Ah, Holanda!
Claro que  disseram que não. Que Holanda é o nome de duas províncias do Reino dos Países Baixos (nome oficial em português). Sendo que existe Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Um dos micos mais famosos (que por sorte ainda não passei, mas tenho amigos que já sofreram com isso), é ir na França e tentar se virar em inglês. Ok, dá até para se virar, mas existe um claro preconceito cultural e que há uma boa diferença em como as pessoas te atendem quando você fala em francês ou qualquer outro idioma do que em inglês. Que dia meus amigos Artur (que aprendeu as duras penas) e Talita (que mesmo falando francês, a confundiam com norte-americana e precisava provar que não era, para mudar o jeito como era tratada). 

Também já levei bronca de atravessar a rua fora da faixa de pedestre (algo comum no Brasil, mas que pode te render até uma multa em outros países). 

O que me lembra, que muitos brasileiros ficam bravos, quando acham que se fala espanhol no Brasil ou que nossa capital é Buenos Aires. 

Por isso, sempre é bom estudar um pouquinho sobre o país e a cultura, para não passar por alguns micos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário