sábado, 11 de maio de 2013

Vinho do Porto

O que falar de Porto, sem falar do famoso vinho do Porto? E se eu disser que o vinho do Porto, não fica na cidade do Porto? Sim, estranho e interessante.
 


O vinho do porto é produzido nas vinícolas da região do Rio Douro. Visitando esta região, pode-se provar diversos vinhos.

Lágrima: Vinho branco que pode ser seco, doce ou muito doce, chega ao mercado depois de três anos de estágio.
Os vinhos produzidos a partir de castas tintas distinguem pelo processo de envelhecimento, pode ser através de um processo de envelhecimento durante décadas em garrafas ou em cascos de madeira, os que seguem este último processo podem ser:
Ruby: Chegam ao mercado geralmente com a idade de três anos
Tawny: Envelhecem geralmente 5 anos em cascos de carvalho antes de chegar a garrafa, dentro deste existem os Tawnies com indicação de idade e os Tawnies com indicação da data de colheitaEstilo Vintage: Pode ser bebido logo após o engarrafamento
Crusted Envelhecido em casco durante 2 ou 3 anos, posteriormente passa ainda 3 / 4 anos em garrafa antes de ser consumido
Para além dos vinhos amadurecidos em cascos de madeira, o vinho do Porto pode ainda ser envelhecido em garrafa, através deste método criam-se as qualidades superiores do vinho do Porto como:
Late Bottled Vintage: Vinho que resulta apenas de colheitas de boas qualidades, passa entre 4 a 6 anos em cascos antes de ser engarrafado
Vintage: Nem todas as vindimas os podem gerar pois são resultado de uma reunião de excepcionais condições climáticas que permitem maturações ideais para criação máxima das vinhas do Douro

Você pode visitar uma das quintas da região e aproveitar para conhecer e ver a produção de vinho. E claro, comprar e beber também.

Para ir até a região das vinícolas, você pode ir de trem, carro ou mesmo barco (não experimentei este último) pela região do Douro, saindo da cidade do Porto. No caso, fui de trem e de lá pegamos um taxi, para ficar passeando pela região e visitar as quintas mais afastadas.
Mas caso queria ficar na cidade do Porto mesmo, atravessa o rio e dá um pulo na cidade vizinha, Vila Nova de Gaia. Você poderá visitar os diversos armazéns de famosas vinícolas.




E aproveite para conhecer um pouco mais da história sobre os vinhos (e claro, não deixe de comprar também).
Como dizem, vinho bom mesmo, quanto mais velho melhor fica (e muito mais caro). Por curiosidade, perguntei qual era o vinho mais caro que eles tinham guardado. E me falaram que era um da época das guerras napoleônicas. 
E porque estes vinhos velhos são guardados?? Servem de comparação para saber sobre a evolução dos vinhos e manter o mesmo padrão de qualidade. 




Mas se mesmo assim você não gosta de vinho... aproveite as paisagens e curta a viagem. 


 Afinal, Porto não é apenas conhecido pelo seu vinho... aproveite e descubra o que mais tem em Porto.

E quais vinhos recomendo... Cálem, Ferreira, Pacheco, Sandeman. Mas há bem mais opções do que você pode imaginar e só digo uma coisa, experimente e diga você mesmo o que acha e qual o seu favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário