segunda-feira, 29 de abril de 2013

Idiomas que podem ajudar.

Estava olhando na internet e achei um site muito bom, com ótimas dicas de viagem. Mas a que mais gostei foi a parte de idiomas. Sempre fui a favor de ao menos saber algumas palavras antes de viajar para um outro país. Palavras como:

  • Sim;
  • Não;
  • Por favor;
  • Obrigado; 
  • Bom dia/tarde/noite;
  • Desculpe.
Palavras assim já me ajudaram muito e as pessoas percebem que você não fala bem o idioma, mas está se esforçando... o que já muda um pouco o comportamento que elas tem com você. Até mesmo aqueles livros de bolso, com frases prontas, já ajudam em algo. 

Mas se você já domina algum outro idioma, vai a dica que vi no site Manual do Turista.

Quem não se comunica…

Você não precisa falar nepalês para conhecer Katmandu ; mas se não domina o idioma do país para onde quer ir, ter pelo menos alguma noção de inglês é fundamental. Se não existisse a língua inglesa o turismo talvez não existisse…
Em alguns casos, se você não fala inglês nem o idioma local, mas domina outras línguas, também é possível se comunicar.
Muitos países apresentam grandes dificuldades de comunicação pois, salvo raras exceções, a maioria da população não fala nenhum idioma senão o próprio! Infelizmente, quem só fala português não tem outro jeito, salvo se tiver espírito realmente aventureiro: ou pega uma excursão ou se limita aos países onde um “portunhol” arranhado pode resolver.

Onde se fala…

Inglês – Língua internacional por excelência, gostemos ou não… É língua oficial de países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Escócia, Irlanda, Canadá, Guiana Inglesa, África do Sul, diversas ilhas do Caribe. É uma das línguas oficiais da Índia e é compreendida em quase todo o mundo.
Francês Língua oficial da França (ah, oui!!)), uma das línguas oficiais da Bélgica, Canadá, Suíça, Luxemburgo, Mônaco, Guiana Francesa, Haiti e diversas ilhas do Caribe, Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbano… e parte da África Negra. Os mais idosos a falam no Laos e no Vietnã. É compreendida por muita gente em outros países, como Síria, Egito, Israel, Grécia e Itália.
Paris, onde nasceu a língua francesa. Uma cruriosidade: na época da Revolução Francesa menos de 10% dos franceses falavam francês como língua materna. O francês só se falava na Região de Île-de-France, em torno de Paris.

Alemão Língua oficial da Alemanha e da Áustria; uma das línguas oficiais da Suíça e de Luxemburgo. É compreendida por muita gente na Holanda, nos países escandinavos e nos países turísticos mediterrâneos (Grécia e Itália). É quase uma segunda língua, mais falada do que o inglês, na Europa Oriental (Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria ).
Italiano Língua oficial da Itália , uma das línguas oficiais da Suíça.Muita gente a compreende nos países europeus vizinhos, principalmente na Grécia, em ilhas importantes como Rodes, ocupada pelos italianos durante anos.
Espanhol  Língua oficial da Espanha e de quase toda a América Latina: Argentina, Peru, Chile, Bolívia, México e outros países do continente americano . Tornou-se quase uma segunda língua em boa parte dos Estados Unidos, no sul principalmente, na Flórida, na Califórnia e na região fronteiriça com o México. Muita gente fala espanhol, ou pelo menos compreende, na Europa Ocidental e no norte do Marrocos.O castelhano falado na Argentina é, para os brasileiros, fácil de entender. O “lunfardo” é a gíria típica portenha. Expressões em lunfardo aparecem em letras de tango que, aliás, nasceu em Buenos Aires. 
Holandês  Língua oficial da Holanda, de parte da Bélgica e de algumas ilhas do Caribe. Na África do Sul, fala-se um dialeto derivado do holandês.
Português  Língua oficial de Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Angola; compreendida pelos mais velhos em Goa (Índia ) e no Timor Leste.
Em cidades como Lisboa, Porto e Coimbra comprende-se tudo (ou quase tudo…) o que falam, mas no interior do país, em regiões como Trás-dos-Montes a coisa complica. Que língua esses gajos estão a falar, ô pá?

Realmente o site está de parabéns e já é uma das minhas referências, para minha próxima viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário