sábado, 16 de março de 2013

Museu do Chocolate da Lindt em Colônia

Já faz um bom tempo que penso em falar deste Museu. 
E foi por acaso que descobrir sobre ele. Em um passeio na cidade de Colônia, a única coisa que sabia era a existência da famosa Catedral de Colônia. E sem saber o que mais tinha na cidade, perguntei no hostel em que estava hospedado, o que eles me indicavam. Com um mapa em mãos, resolvi ver o local indicado como Museu do Chocolate. Imaginando que seria igual a todos os outros museus de chocolate que eu já fui... 
E qual a minha surpresa ao ver que o Museu do Chocolate era da marca suíça Lindt!!!



Sim... minha cara foi ao chão (sou apaixonado por chocolate Frey, mas não posso negar que um Lindt é um chocolate muito gostoso). 

Até pensei em falar sobre este museu... mas faço minhas, as palavras do Blog Vida Urbana:

"No museu, o passeio começa com a história de três mil anos do chocolate, a produção desde a época dos astecas até chegar às grandes indústrias de hoje em dia. Mas, sem deixar de lado os produtores artesanais, que dão um toque todo especial ao filho sagrado do cacau. Aliás, o cheiro de chocolate permeia todos os três andares do museu.
Nele, ainda,há uma pequena demonstração de como o chocolate é produzido, desde os pequenos bombons até as saborosas barras. E a melhor parte é… a degustação! A fase final de produção é aberta ao público, que pode provar se o chocolate está no ponto ou se precisa de mais alguns trabalhos.
E não para por aí! Ao fim do passeio, você pode se sentar em um caloroso café ao ar livre com vista para o rio Reno, provar os deliciosos chocolates com um bom café ou vinho, e ainda experimentar a legítima cerveja Kolsch, produzida na cidade. Uma mistura e tanto para uma tarde inteira de prazeres.
O Museu do Chocolate de Colônia foi inaugurado em 1993 pelo químico e empresário Hans Imhoff, e foi comprado pela Lindt & Sprungli em março de 2006. "

Até esta parte, é parecido com todos os outros museus de chocolate que já fui (e com bem mais detalhes, como artefatos e cerâmicas astecas). Mas o seu diferencial, é o fato de você poder encomendar um chocolate Lindt com os ingredientes que você quer. Um chocolate suíço personalizado). 



Ao custo de menos de 5 Euros, preenchi um formulário em alemão, com tudo aquilo que eu gostaria em um chocolate. No entanto percebi uma falha neste quesito do Museu. Tudo em alemão. Fui escolhendo os ingredientes que eu conhecia (mas nunca parei para estudar os nomes de ingredientes em alemão) e outros eu ia olhando os potes com os nomes para saber o que era o que? Após uma longa fila, consegui entregar o meu pedido. Mas mesmo o formulário falando em um tempo de 35 minutos para ficar pronto, em dia de muito movimento (como foi o meu caso) esperei mais de uma hora para ficar pronto. 
E foi pensando nisso, para quem não domina o idioma alemão, que fiz uma breve tradução do formulário. E confesso que algumas coisas, precisei entrar no site para ver o que era (não conhecia a marco Haribo e seus produtos ou o que era Amarettini?), traduzir o que realmente importava (os ingredientes para seu chocolate personalizado Lindt). 
E se vale a pena... claro que vale. Não é sempre que se pode dizer que tem um chocolate de uma marca suíça personalizado ao seu gosto (ok, pode ter algumas combinações bem bizarras). E a loja da Lindt possui chocolates que confesso, ainda não tinha visto aqui no Brasil. 

Chocolate branco com Ursinhos de Gelatina da Haribo.


Como bom chocólogo (apreciador de um bom chocolate... os outros que são chocólatras), posso dizer que este museu passou a ser um dos meus lugares favoritos da Alemanha. 



Um comentário:

  1. Fala Tio Youkai!
    Primeira visita minha aqui!
    Chocólogo, essa profissão é nova, eu já sou mais peão, chocolotra mesmo kkkkkk

    Traga um desses pra mim depois ;)

    ResponderExcluir