terça-feira, 1 de maio de 2012

Chile - Valparaíso e Viña del Mar

Sempre fui da filosofia de que para conhecer o exterior, primeiro deve-se conhecer seu próprio país. Ainda mais que o Brasil é uma nação continental e tem muita coisa para conhecer. Por isso durante 9 anos, sempre dei prioridade para conhecer lugares no Brasil que eu tinha interesse. Em 2010, resolvi aceitar o convite de amigos chilenos para conhecer seu país. 

Já tinha recebido o convite anos antes e sempre enrolei. E sempre dei as boas vindas e mostrava a cidade quando eles vinham no Brasil.
Mas em 2010, teve o terremoto no Chile e meus amigos passaram por algumas dificuldades. Pensei, porque não vê-los? Nunca se sabe o futuro de amanhã, o que pode acontecer. E nem se veria meus amigos de novo. Então, foi o ano que fiz questão de ir para o Chile. 
E um dos passeios que fiz com os amigos, foi para Valparaíso e Viña del Mar.

 E não, eu não estou perdido... os amigos chilenos sabem o caminho (assim espero)
 A cidade é dividida em duas metades a parte baixa e a parte alta (o que acaba lembrando um pouco Salvador), mas usando os diversos funiculares, você vai subindo e descendo a cidade.
Suas casinhas com arquitetura típica são um charme a parte, fora o ambiente dos restaurantes e lojas que encontramos. 


Ainda existia danos causado pelo terremoto quando eu fui, por isso, alguns lugares ainda estavam fechados (mais um motivo para eu voltar e ver o que não vi).

 Viña del Mar é vizinha a Valparaíso.
 Sim... eu pensei em mergulhar no Oceano Pacífico, mas as águas chilenas são extremamente geladas e só coloquei os pés.


E claro, comer comidas típicas, se bem que eu ainda considero abacate uma fruta, mas lá é uma verdura e vai no cachorro quente.

E assim foi um dos meus dias no Chile, conhecendo duas cidades acompanhado de velhos e bons amigos.

Um comentário:

  1. cuando vuelvas a chile, te llevare a un tour por los cafes de santiago :D

    ResponderExcluir