quinta-feira, 26 de julho de 2012

Julho, mês oriental na cidade de São Paulo

Sim, julho é o mês mais oriental na cidade de São Paulo.
Temos 3 importantes festivais/eventos na cidade.

Vamos começar pelo mais antigo, o Tanabata Matsuri.

Também conhecido como o Festival das Estrelas, o Tanabata Matsuri ocorre no Bairro da Liberdade, o bairro japonês de São Paulo. Com suas ruas enfeitadas, com, barraquinhas de comidas e lembrancinhas e um palco para apresentação de músicas, artistas marciais e outras atrações ligadas a cultura nipônica.



Conhecido como o maior evento de anime e J-Pop do Brasil, o AnimeFriends, ou simplesmente, AF.  Visitado por um público cada ano maior, composto por fãs de cultura pop japonesa, animes, games e cosplayers, vem inovando com novas atrações, desde cantores japoneses a diversos artistas (como o ator de O Mundo de Beakman). Permitindo que fãs de quase todo o Brasil se encontrem, vejam novidades e claro, aproveitem para fazer compras (tem muitos estandes neste evento, que só existe a loja online). Mas nem tudo é perfeito, tendo alguns problemas, como local (que nem sempre suporta o público, mesmo tendo mudado diversas vezes de local e um nem sempre tem metrô perto). Preço, que tem sido um pouco caro. E praça de alimentação, que tem tido poucas opções.



Festival do Japão, um evento ligado a cultura japonesa, tanto a tradicional, como a popular e passando em suas mais diversas faces, incluindo a tecnológica. Já tive oportunidade de participar de cerimônia do chá, dançar no matsuri dance, bon odori, comprar lembrancinhas típicas do bairro japonês da Liberdade e outros produtos (desde livros a tabuleiro de go). Também tive oportunidade de ver lançamento de câmeras, motos e carros. 
Mas acho que o seu principal destaque é sua praça de alimentação, onde podemos encontrar de tudo e mais um pouco da culinária nipônica. 


Apesar de todas as opções ligadas a cultura japonesa no mês de julho, suas datas variam todo ano. E sempre tendo o risco de dois eventos serem na mesma data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário