quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Rio das Ostras - RJ

Desde que minha prima se mudou para lá, fiquei em dúvida, porque ir para um cidade que eu nunca ouvir falar. Bem, meus amigos cariocas já conheciam, eu não. Então aproveitei para ir e conhecer esta cidade e claro, aproveitar o ano novo com parentes e amigos.

Para quem não conhece, a cidade do Rio das Ostras, fica no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, próximos das cidades de Macaé e Búzios (cidades mais conhecidas e que não aparecem neste mapa).
Mas nem tudo foram flores. Começando que não existe rodoviária. As linhas de ônibus que existem, são as viações Macaense, 1001 (do mesmo dono) e Itapemirim. As duas primeiras, tem um prédio grande, na frente de uma praça, perto da praia. A outra eu precisei ir na secretária de turismo para descobrir que ela ficava do lado (de frente a outra praça). Para os funcionários da viação 1001, há uma má fé e não falam que existe outra empresa que faz a linha Rio das Ostras-São Paulo. Uma prática desleal e que sinceramente, a empresa só tem caído no meu conceito.
Tirando este detalhe, é uma cidade litorânea, muito agradável e sossegada. Com diversas praias, desde águas mais calmas (como a lagoa do Iriry), à praias de correntezas mais fortes e ondas perfeitas para  surfistas (não é o meu caso).
A estrutura de algumas praias, tinham de tudo, quiosques, salva-vida, restaurantes, hotéis, estacionamento. Já se você quer mais sossego, também existe praias semi-desertas e com paisagens (e ondas) exuberantes. 
Para os fãs de trilhas, temos boas trilhas e foi divertido ir atrás das rochas que tiveram desenhos entalhados nelas.
Mas se você quer algo mais próximo da natureza, tem também opções de mergulho, para conhecer a fauna marinha. Mesmo não mergulhando, pude avistar tartarugas do pier.

Há também o Museu dos Sambaquis (sítios arqueológicos dos primeiros habitantes nativos da região), para aqueles que buscam um pouco mais de história. 

No geral, foi positivo e em breve pretendo detalhas as praias e outros lugares interessantes da cidade. Mas como toda cidade pequena, litorânea e em dia de feriadão (como foi o ano novo). Se prepare para trânsito, internet caindo e falta d'água. Coisas que raramente acontece na maior parte do ano (acredito que a população tenho triplicado durante as festas de ano novo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário